segunda-feira, 29 de março de 2010

Steinhager!



É isso aí moçada, pra não dizer que é só a italianada que contribui com o mundo das biritagens, taí o Steinhager de origem alemã.
Obtido da destilação de cereais e de outras ervas, notadamente o zimbro. É um clássico "amargo" pra se tomar junto de uma boa gelada.

No país tem várias marcas mas a mais tradicional e de melhor qualidade entre todas é o Doble W. Fabricado em Porto União, Santa Catarina. Esse dá de dez a zero nas outras marcas.



Não podemos esquecer que é parte essencial do "submarino", que pra quem não conhece é feito de chopps e uma dose de steinhager. Um dos mais famosos aqui na terrinha é o do Bar do ALemão.

Então é como eu sempre digo, se voCê nunca tomou tome e se já continue! Prost ! Alles Gut", etc e tal.

Saludos,
Guti Oliveira

quinta-feira, 25 de março de 2010

Conhaque...



Conhaque, mais um item imprescindível dos botecos por ai. Também tem o nome chique de "Brandy" mas isso é só lá pros lados da França ou de algum bar mais, digamos..."fino", segundo o meu dileto amigo Eurico da Costa Gomes de Sá Atala.



Esse drink, é obtido a partir da destilação do vinho, chegando a ter 60% de graduação alcólica, ou seja, ideal pra tomar depois da chuva ou nos dias mais frios. Aqui na terrinha, a partir de abril já dá pra lançar um na boa, mas nada que impeça de ser tomado no verão.

Aqui no Brasil tem várias marcas e todas a um preço bem acessível. Enfim, é como eu sempre digo, se você nunca tomou tome e se já bebe continue, pois é bebida que tá em todas, desde os botecos mais humildes até no palácio do planalto!

Saludos,
Guti Oliveira

terça-feira, 23 de março de 2010

Campari as idéias!



Pessoal, o Pé sujo como um vetor de informações "barísticas" não poderia deixar de fora o mais esse bitter campeão de vendas em muito boteco por ai.



A italianada, mais uma vez contribuindo com biritagem, fizeram o Campari. Bebida que leva o sobrenome de seu inventor Gaspare Campari, tem na sua composição mais de 50 tipos de ingredientes como ervas, raízes, etc. É conhecido no mundo todo e faz parte da composição de muitos drinks por ai.

Nos butiquins, é tomado puro, com gelo e ainda pode ser ingrediente do rabo de galo(cock tail). Se você é italiano, beba pra homenagear seus conterrâneos e se não é, beba assim mesmo!

Se quiser saber mais vai aqui ó :

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/campari-s-ele-assim.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Campari

Saludos,
Guti Oliveira

domingo, 21 de março de 2010

Nem só de pão vive o homem!




É meus amigos, o pé sujo não vive só de butecos! É todo um "life estaile", ou seja a simplicidade no viver.


A festa do carneiro em pira-quara é um exemplo disso. Simplicidade, o que dizer de uma festa que serve o rango e você se vira pra comer ?! Lá o rango fala mais alto, o carneiro sempre muito bem temperado e assado no jeito só esperando você tomar aquela e mandar aquele pernil, paleta, costela, enfim o pedaço que melhor lhe aprouver.



Festinha boa, fazem 22 anos que tá na atividade e sempre arrebanhando mais e mais fãs. Agora só rola o ano que vem, mas é sempre em março ou seja, se você deixar de ir não diga que eu não avisei!

Saludos!
Guti Oliveira

terça-feira, 16 de março de 2010

O que é um acepipe?




Mais uma vez o Pé sujo vem trazer luz num assunto um tanto quanto controvertido. O que é um acepipe?

Muitos dizem ser é o mesmo que um petisco e segundo a definição do pai dos burros (Aurélio) é isso mesmo. Também fala ser uma iguaria saborosa, um pitéu. Não posso deixar de concordar, realmente são iguarias.

Botecos, pubs, tapas bar, cicchetti bar, enfim de norte a sul do nosso planeta,como já entoava um samba enredo, existem acepipes pra mastigar com alguma birita e pra dar um chapéu naquela larica. Parece que rola também algumas classes de acepipes, frios, ricos, quentes e tal, mas isso já é punheta demais pro meu gosto...




Bom, o lance é que o acepipe serve pra abrir uma refeiçã, no nosso caso, serve pra engraxar a serpentina pras muitas horas em redor da mesa ou de beira de balcão.

Com isto posto, creio estar sanada a questão pra lá de controvertida !

Saludos,
Guti Oliveira

segunda-feira, 15 de março de 2010

Bohemio's Bar


Taí um bar bem típico de bairro, o Bohemio's Bar. Muito embora o nome sugira a boemia, não é o o que acontce por lá. Fecha por volta da meia noite ou uma da manhã.

Quem tá à frente do negócio agora é o Tiago e o seu pai, mas o bar já tá ali faz um bom tempo. Pra quem não se ligou onde é o bar, ele fica perto da Secretaria de Educação, na rua Eurides Cunha.



Os acepipes que rolam por lá variam da carne de onça, passando pelo espetinho e até costela de boi. Mas tem que ficar esperto que os acepipes só rolam na segunda, quarta e sexta feira, sendo que na segunda o lance é meio variado tem carne de onça, e um filezinho na chapa, já na quarta o do dia é a costela e na sexta o espetinho.

Enfim, se você tá meio perdido ali na água verde, ou foi resolver problemas no teu histórico escolar na Secretaria esse é o lugar, pra tomar uma e esfriar a cachola!

Saludos,
Guti Oliveira

Petisco? Aqui só tem é bolinho de carne!




Taí um dos acepipes mais famosos e populares dos botecos por ai. Atire a primeira pedra quem nunca comeu um bolinho de carne à beira do balcão, sorvendo aquela gelada!

É bem verdade que ele tem as suas variações, pode ser servido com pão (pão com bolinho), pode vir no prato tipo almôndega, com ovo cozindo dentro e é claro só de carne acompanhado daquela pimentinha da hora.

Um clássico acepipe, daqueles que levamo o boteco a ser lembrado sempre que precisamos de um tira gosto mais forte que uma porção de tremoço.

Aqui na terrinha tem vários famosos, o do Pudim, Torto, Bek's, Zeztio's,etc e tal.

Então, já sabe, se precisar daquele reforço extra na hora da cerva não se acanhe e vá de bolinho!

Saludos,
Guti Oliveira

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pinga, matraga, mardita, cachaça, rebenta peito,etc e tal.


Cachaça,ah cachaça! Quem um dia imaginou que esta bebida que já serviu de moeda de troca para escravos, de remédio e muitas outras utilidades, iria ter tamanha importância nos botecos.





Produto brasileiro por excelência, está disponível em todas as classses de butecos por ai. Antes o "gole" (vide Gabriel) que já foi considerado coisa de maloquero e bêbado (ver foto), tem agora status de bebida grã-fina.

A mardita, pode ser servida pura ou curtida com as mais variadas ervas, daí vem também o seu uso como "remédio". Quem nunca foi ao boteco depois de tomar uma chuva e pediu uma com guaco por causa da tosse !

Ainda, a rebenta-peito serve pra fazer muitos drinks: esprimidinha, rabo de galo(cock tail), caipirinha e porradinha, sendo estes os mais famosos da beira do balcão.

Seja com erva ou sem, no copo ou na garrafa, com ou sem limão, tome umas duas ou quatro, pra acompanhar aquele acepipe do seu buteco favorito !

Saludos,
Guti Oliveira

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aperitivo nº 1!




Não é só de acepipes que é feito um buteco, é meus amigos o que seria dos butecos por aí se não houvesse o tal do Cynar. Esse aperitivo à base alcachofra está sempre presente, seja em sua forma pura, servido só com gelo e rodelas de limão ou servindo como ingrediente do Rabo de Galo (cock tail).

Sua mistura de ervas, serve tanto de abre alas pra um acepipe mais pesado como pra tirar aquele zinabre do dia anterior. Muito melhor que tomar sal de frutas, porque além de dar uma acertada no estômbago dá também uma clareada nas idéias.

Se você nunca tomou, tome e se já é conhecido dele continue, pois como já diria meu amigo Geléia: "De amargo já basta Cynar!".

Saludos,
Guti Oliveira

terça-feira, 9 de março de 2010

Salamim, um dos petiscos reais!




Esse é um dos clássicos que junto com o ovo de codorna e o amendoim compõem tríade real dos acepipes!

De origem italiana, como a mortadela, foi a solução dos camponeses italianos para os longos períodos sem uma fonte de proteína animal, já que o salame pode durar até 10 anos. Levemente defumado, pode ser feito tanto de carne suína como de bovina. Leva ainda na sua composição, vinho tinto ervas e diversos temperos de acordo com gosto de quem prepara.

Seja ele caseiro ou o industrial, o lance é que sempre tá presente nos botecos de todas as cidades.

Então esqueça o colesterol e coma sem medo, porque como dizem os italianos "Mangia che te fa bene"

Saludos,
Guti Oliveira

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dobradinha ora pois!




Esse sim é um daqueles pratos que levanta até defunto. A dobradinha, é um prato para poucos. É um daqueles pratos que ou você gosta ou odeia. Não tem um meio termo. É um prato de origem portuguesa, assim como a feijoada. Pra fazer essa iguaria, utiliza-se o bucho do boi, feijão branco ou grão de bico,ligûiça calabresa e costelnha defumada. Nos botecos, é geralmente servida em uma cumbuca de cerâmica, acompanhada de uma cestinha de pães, mas não raro pode vir acompanhada de arroz branco e couve refogada.

O preparo do bucho, faz toda a diferença, pois se não for bem limpo e temperado, vai estragar todo o conjunto da obra, pois o seu cheiro forte vai atropelar os demais sabores do prato.

É sempre uma boa comer a dobradinha, quando se tem pela frente horas e horas de boteco pela frente, pois vai dar aquela "sustança" necessária pra ir noite adentro no coversê em volta da mesa.

Saludos,
Guti Oliveira

sábado, 6 de março de 2010

Steak Tartare? Hackepetter? Não, é carne de onça!




Taí um prato típico dos botecos, diria mais, típico dos botecos aqui de Curitiba, Pra quem não sabe a carne de onça, figura como um acepipe típico das terras curitibanas.

É na realidade uma interpretação do Hackepetter alemão e do Steak Tartare dos franceses. Algumas das diferenças estão principalmente na carne usada, Enquanto nas versões alemã e francesa a carne usada é geralmente o filé mignon e é cortado na ponta da faca e na versão nacional a carne utilizada é o patinho na maioria dos bares.

Tem também o lance de se misturar os temperos (Pimenta do reino moída, sal, páprika, conhaque, etc) diretamente na carne enquanto na versão nacional os temperos são servidos à parte, só com a cebola e a cebolinha bem picados cobrindo a carne.

Seja servida diretamente sobre o pão ou com porção e pão a parte, este acepipe já se tornou um clássico nos botecos. Se ficou com água na boca, vá no seu boteco preferido; Pudim, Mercearia Fantinato, Toca da Onça, Zezitos, etc e peça essa iguaria só não combine de ir na ópera com a patroa depois, porque a onça do nome não veio à toa.

Saludos,
Guti Oliveira

sexta-feira, 5 de março de 2010

Canja de galinha não faz mal a ninguém!





Como já diria um dos reis do suingue, canja de galinha não faz mal a ninguém, realmente,uma combinação de arroz, frango, batata, cenoura e temperos diversos, não prejudica ninguém.

A canja, um prato de origem portuguesa, faz bem pra tudo até pra espinhela caída. E é claro que nos botequins por aí não poderia deixr de ser servida.

Aqui na terrinha, alguns dos botecos da madruga servem essa combinação de ingredientes, alguns com a coxa da galinha inteira outros com a carne desfiada, enfim, sempre muito bem servida.

Se você já tá daquele jeito, que não desce mais nada, nem cynar e muito menos aquela saidera (caidera) tá na hora de tomar uma, seja no Gato Preto ou ali nas adjacências da regiã!

Saludos,
Guti Oliveira

segunda-feira, 1 de março de 2010

Nosso Bar-Zinho


Taí o Seo Darci, proprietário do Nosso Bar-Zinho, boteco com já com um belo tempo de estrada. A história do Bar-Zinho, começa em 1977, quando ainda era de outro dono mas sem o elã que tem hoje. Pra saber melhor da história é só indo lá.
O seo Darci, tá a frente dos "negócios" desde 91, quando comprou o estabelecimento e pôs o negócio pra frente. Lugar de gente boa, que tem desde a turma da pescaria até o pessoal do futebol. É um boteco democrático aberto a todos os públicos e sem frescuras.
Um dos pontos fortes da casa é o almoço, com os tradicionais "PFs" de comida caseira, sendo que todo o dia tem uma carne diferente, sempre no capricho e com um temperinho da hora.
De noite pra mastigar, rola a Tríade real dos acepipes, como diria o meu amigo Adriano, ou seja, amendoim, ovo de codorna e salamim, além dos da estufa.
Se tiver na pilha de tomar umas depois do expediente, vai na fé que as ampolas vão estar geladas e as cachacinhas temperadas, vão estar te esperando de braços abertos.
Então, se você estiver passando ali pela Ângelo Sampaio, entre a 7 de Setembro e a Silva Jardim, não deixe de passar no Nosso Bar-Zinho, pra tomar aquela e dar um plá com o Seo Darci.
Saludos,
Guti Oliveira