sábado, 6 de março de 2010

Steak Tartare? Hackepetter? Não, é carne de onça!




Taí um prato típico dos botecos, diria mais, típico dos botecos aqui de Curitiba, Pra quem não sabe a carne de onça, figura como um acepipe típico das terras curitibanas.

É na realidade uma interpretação do Hackepetter alemão e do Steak Tartare dos franceses. Algumas das diferenças estão principalmente na carne usada, Enquanto nas versões alemã e francesa a carne usada é geralmente o filé mignon e é cortado na ponta da faca e na versão nacional a carne utilizada é o patinho na maioria dos bares.

Tem também o lance de se misturar os temperos (Pimenta do reino moída, sal, páprika, conhaque, etc) diretamente na carne enquanto na versão nacional os temperos são servidos à parte, só com a cebola e a cebolinha bem picados cobrindo a carne.

Seja servida diretamente sobre o pão ou com porção e pão a parte, este acepipe já se tornou um clássico nos botecos. Se ficou com água na boca, vá no seu boteco preferido; Pudim, Mercearia Fantinato, Toca da Onça, Zezitos, etc e peça essa iguaria só não combine de ir na ópera com a patroa depois, porque a onça do nome não veio à toa.

Saludos,
Guti Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário