terça-feira, 25 de maio de 2010

Caipira, capirinha, caipora, sei lá...



Caipira, caipora, caipiríssima, caipiroska, enfim seja qual for o nome a combinaçã é sempre a mesma ou seja, uma dose de destilado açúcar,limão e gelo. Não tem brasileiro que não saiba fazer e tenha a sua receita secreta.

Presença certa em todos os botecos por ai, pode ser feita com vários tipos de destilados, steinhager, rum, sakê, pinga, vodka e até mesmo vinho.

Dizem que tem a sua origem no interior de São Paulo, fato que eu duvido um pouco, pois a combinação de açúcar, limão e gelo + um destilado não me parece ser uma coisa que tenha surgido apenas em um lugar só.



A caipirinha, tem fama mundial, não tem gringo que venha pra cá e não queira tomar uma ou doze, aliás, a Caipirinha ( a original, feita com pinga mesmo) faz parte dos cock tails oficiais da Iternational Bartender Association.

Apesar de a original ser a de pinga eu curto a com steinhager. Na verdade qualquer uma desce bem, ainda mais nos dias de calor.

Agora que vc já sabe do que é feita e suas combinaçãs, tome e aproveite pra tomar várias já que limão, como todo mundo sabe, faz bem pra gripe!

Saludos,
Guti Oliveira

6 comentários:

  1. Bacharel, quando exerci a função de bartender em Madrid, em restaurante de garbo e elegância, óbvio que consegui colcoar uns três coquetéis com cachaça na carta né. Pois óbvio que o drink com mais saída na budega era nossa caipirinha (lá feita co Ypioca Prata de palinha comprada a 30 euros a ampola). Batia todos os clássicos da IBA. O restô era quente. Servi do cabelereiro do Beckham a um segurança do Ronaldo Fenômeno e Kléber Leite.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Guti,
    não podemos esquecer uma derivada da caipirinha a famosa "filtrada", feita pelo nobre Altair.
    Abrax

    ResponderExcluir
  3. Jacques Chirac tomando com canudinho, já Luis Inácio, ruteza, só no golão e quebrando gelo na boca. Em tempo: Dna Marisa, beeeem :D

    ResponderExcluir