quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pastel de Vento



Amigos, hoje quero homenagear um dos acepipes mais versáteis e consumidos por aí, o pastel. Se existe um sinônimo de buteco ou rango simples é o pastel.

Atire a primeira pedra quem nunca comeu um com café com leite ou com uma laranjinha em pastelarias e butecos por ai. Hoje mesmo já tracei dois e os dois com café com leite, já que tá um frio do kct aqui na terrinha.



Muito embora as técnicas envolvidas na feitura do acepipe tenham vindo de além mar (ora pois), é tipicamente brasileiro, podendo ser feito tanto frito como assado. Pode servir de refeição, petisco e mata fome e ainda, levar inúmeros tipos de recheios de camarão a carne seca.

Aqui na terrinha, na minha opiniã o melhor é da Pastelaria Brasileira em frente a Biblioteca Pública (peça o molho da casa se for lá);o segundo melhor era na voluntários da Pátria, onde os pastéis eram fritos na banha de porco mas infleizmente fechou. Quem assumiu o seu lugar foi o Só pastel na Amintas de Barros, que é atrás do Teatro Guaíra, também muito bom e se não me engano ainda tem um molhinho caseiro bem bom.

Tem os de feira, na Rua David Carneiro no São Francisco (às Quartas feiras) no Alto Da XV (Sábado) que são bons também e não podemos esquecer do pastel do X Montanha na Av. Westphalen, perto do Cefet, que além de gostoso e sequinho faz parte do sanduíche que dá o nome não oficial da casa.

Dizem que faz mal pro colesterol, mas viver só de alface não dá né?! Se comer um aproveite e se mandar dois aproveite mais ainda !

Saludos,
Guti Oliveira

Um comentário:

  1. oi olha desculpa lá não sei de onde és mas estás a dizer que o pastel é tipicamente brasileiro de confecção ou foi adoptado?é porque eu sou guinniense e na minha santa terrinha pastel tambem sempre existiu e nunca ninguem soube a origem mas sempre se disse que poderia ser comida de escravo(ou seja restos de comida)desculpa lá a curiosidade de me souberes responder agradeço.

    ResponderExcluir