terça-feira, 25 de maio de 2010

Caipira, capirinha, caipora, sei lá...



Caipira, caipora, caipiríssima, caipiroska, enfim seja qual for o nome a combinaçã é sempre a mesma ou seja, uma dose de destilado açúcar,limão e gelo. Não tem brasileiro que não saiba fazer e tenha a sua receita secreta.

Presença certa em todos os botecos por ai, pode ser feita com vários tipos de destilados, steinhager, rum, sakê, pinga, vodka e até mesmo vinho.

Dizem que tem a sua origem no interior de São Paulo, fato que eu duvido um pouco, pois a combinação de açúcar, limão e gelo + um destilado não me parece ser uma coisa que tenha surgido apenas em um lugar só.



A caipirinha, tem fama mundial, não tem gringo que venha pra cá e não queira tomar uma ou doze, aliás, a Caipirinha ( a original, feita com pinga mesmo) faz parte dos cock tails oficiais da Iternational Bartender Association.

Apesar de a original ser a de pinga eu curto a com steinhager. Na verdade qualquer uma desce bem, ainda mais nos dias de calor.

Agora que vc já sabe do que é feita e suas combinaçãs, tome e aproveite pra tomar várias já que limão, como todo mundo sabe, faz bem pra gripe!

Saludos,
Guti Oliveira

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Costelaço!


Ah, costela, quem não gosta de uma boa costela assada! É um acepipe (refeiçã)aparentmente simples, mas requer muitos cuidados e paciência no seu preparo, além de claro uma carne boa.

A costela que já foi considerada carne de segunda, hoje tem status nobre. Aliás a terrinha é um dos poucos lugares do Brasil, onde ela pode ser tanto um acepipe, mata fome e refeiçã.

Além de horas assando, requer um cuidado especial na salga ou se for feita no tempero completo, tem que ficar marinando por algum tempo. Pode ser feita no bafo, de panela, atolada, assada, enfim de várias formas. Eu particularmente prefiro assada, acompanhada de cebola, feijão cavalo, e polenta frita.



O saudoso Nick, já esteve a frente da melhor costela de Curitiba, sendo que foi um dos pioneiros nesse lance de costela no rolete, tendo "popularizado" ainda mais a costela.

Aqui na terrinha a melhor na minha opiniã, é a do Costelão do Gaúcho, mas não se confunda, pois apesar de existirem vários costelões do gaúcho por aí, o melhor é o da Mateus Leme depois do portal e quase em frente a uma casa noturna. Se for pra falar em costela 24 horas, a melhor é a do Gato Preto (agora Pantera Negra), exitem outros, como o Rebouças na rua chile, o Nick no Boqueirão e outros tantos por aí.

Tem alguns botecos que servem também, como a Revistaria Visconde, mas por demandar um preparo demorado, não são todos que fazem.

Bom, agora que você já sabe onde tem vá e lance uma costela, tome um engasga gato e não marque nada pra depois!

Saludos,
Guti Oliveira

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lanchonete Doce Lar - SP



Taí mais um bar da excursão do Pé Sujo em São Paulo, é o Bar Lanchonete Doce Lar, também no centrão da cidade. Fica perto do Bar Leo, ou melhor dizendo, no caminho.



Esse boteco, que funciona de manhã até as 8 mais ou menos, serve almoço e lanches variados durante o dia. Funciona nesse horário porque as cercanias da regiã não são muito...digamos assim convidativas durante a noite. Cerva Gelada, bitters tradicionais, pfs no almoço e os da estufa fazem parte do "menu" do boteco.



Taí o seu Euclides, portuga que se mudou pro Brasil há muito tempo e acabou por abrir um bar ai, ele falou que já tava ali fazem alguns anos e tava animado com a revitalzação do centro.

Enfim, se tiver por ali na regiã, fazendo sabe se lá o que, passe no boteco e dê um plá com o seu Euclides, que é gente fina e vai te explicar as peculiaridades da área !


Saludos,
Guti Oliveira

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pastel de Vento



Amigos, hoje quero homenagear um dos acepipes mais versáteis e consumidos por aí, o pastel. Se existe um sinônimo de buteco ou rango simples é o pastel.

Atire a primeira pedra quem nunca comeu um com café com leite ou com uma laranjinha em pastelarias e butecos por ai. Hoje mesmo já tracei dois e os dois com café com leite, já que tá um frio do kct aqui na terrinha.



Muito embora as técnicas envolvidas na feitura do acepipe tenham vindo de além mar (ora pois), é tipicamente brasileiro, podendo ser feito tanto frito como assado. Pode servir de refeição, petisco e mata fome e ainda, levar inúmeros tipos de recheios de camarão a carne seca.

Aqui na terrinha, na minha opiniã o melhor é da Pastelaria Brasileira em frente a Biblioteca Pública (peça o molho da casa se for lá);o segundo melhor era na voluntários da Pátria, onde os pastéis eram fritos na banha de porco mas infleizmente fechou. Quem assumiu o seu lugar foi o Só pastel na Amintas de Barros, que é atrás do Teatro Guaíra, também muito bom e se não me engano ainda tem um molhinho caseiro bem bom.

Tem os de feira, na Rua David Carneiro no São Francisco (às Quartas feiras) no Alto Da XV (Sábado) que são bons também e não podemos esquecer do pastel do X Montanha na Av. Westphalen, perto do Cefet, que além de gostoso e sequinho faz parte do sanduíche que dá o nome não oficial da casa.

Dizem que faz mal pro colesterol, mas viver só de alface não dá né?! Se comer um aproveite e se mandar dois aproveite mais ainda !

Saludos,
Guti Oliveira

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bar Leo - SP



Amigos leitores, após um breve período de inatividade no desbravamento de novos pé sujos, temos a honra de trazer pra vocês o Bar Leo, em São Paulo, que foi visitado após uma ida desse que vos fala à terra da garoa.



O bar que na minha opiniã tem um dos melhores chopps do Brasil, tem sua temática na Alemanha, ou seja, serve um rango com inspiraçã Alemã. Chucruts, chachicha branca e vermelha, carne de onça, enfim vários acepipes da terra da cerveja.



A localizaçã do boteco não poderia ser melhor, fica na rua Aurora, nº 100, ou melhor dizendo, fica na boca do lixo no centrão de São Paulo, perto do Largo do Arouche e cercanias.


Se você tiver por ali, comprando uns discos na Galeria do Rock ou dando um rolê na regiã, não se encolha dê uma esticada até lá que não vai se arrepender!

Saludos!
Guti Oliveira