quinta-feira, 15 de julho de 2010

Kibe, cru, assado,etc e tal!


Olha só, nem só de bolinho de carne vivem os butecos por aí! Um acepipe mara, lá dos lados de lá do mundo, mais precisamente, do Oriente Médio(síria, Líbano, etc), kibe...quem já não traçou um kibe de pé no balcão?

Pois eh, um belo acepipe feito com trigo para kibe, carne, hortelã e demais especiarias. O original é feito com carne de carneiro moída, mas aqui no brasa, é feito com carne de gado mesmo.


Tem ainda o kibe cru, que leva os mesmos ingredientes mas não é cozido. Tem ainda o kibe assado, mas não é tão comum nos botecos por aí.

Aqui na terrinha vale conferir o Baba Salim, O Zezito's (lá tem dia certo pro kibe que é cru), Stuart, Becks, Ligerinho entre outros.

Se nunca comeu(difícil!), coma uns três ou nove se já, coma mais!

Saludos,
Guti Oliveira

3 comentários:

  1. Dale mano veio.


    Saindo um pouco dos butecos da vida, árabe em Curita pra mim é aquele do posto Texaco na Padre Germano Mayer, próximo a Igreja do Cristo Rei.

    A pedida é um bolinho verde, que vem com um molhinho da hora. Só sei que começa com F. Bom pra dedeu. Faz idéia do que estou falando?


    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande fera ! O nome do bolinho é o tal do Falafel, muito bom, feito com grão de bico e molho de iogurte.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Às vezes não tem nada melhor que comer um kibe frito, jogando limão por cima aos poucos. Kibe assado não é tão comum nem em restaurantes árabes pelo que eu tenho visto em Porto Alegre.

    A propósito: um comerciante de origem jordaniana que tinha um boteco em Florianópolis a uns anos atrás me disse que a receita de kibe mais conhecida é originária da Armênia, embora os libaneses maronitas tenham sido responsáveis pela popularização.

    ResponderExcluir