domingo, 25 de julho de 2010

O padroeiro dos motoristas!


Prezados, como já é sabido, o Pé Sujo não é só de botecos e afins, temos também as festas populares.

Nesse domingo rolou a festa de São Cristóvão, na Igreja de mesmo nome, que fica lá na Vila Guaíra, perto da Av. Kennedy, mais precisamente na Rua Santa Catarina. O pessoal do futeba lá do fundepar sabe bem!


Como toda festa de Bairro, essa tem os seus "highlights", lá o que pega é o filezão de igreja, bem temperadinho, macio e no ponto certo e o risoto de frango que dá de 10 a zero nos de Santa Felicidade, sem contar os doces bem tradicionais de padoca de bairro.



Essa festa rola todo último domingo de todo o mês, diferente de outras que rolam uma ou 2 vezes por ano. Pessoal gente boa, tudo bem organizado, só é bom levar umas facas mais afiadas de casa pra cortar a carne, pois lá só rola garfo e faca normais, sem ser aqueles horriveis talheres de plástico!

Bom, agora que você tá avisado, não deixe de ir e se já foi, vá de novo!

Saludos,
Guti Oliveira

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Kibe, cru, assado,etc e tal!


Olha só, nem só de bolinho de carne vivem os butecos por aí! Um acepipe mara, lá dos lados de lá do mundo, mais precisamente, do Oriente Médio(síria, Líbano, etc), kibe...quem já não traçou um kibe de pé no balcão?

Pois eh, um belo acepipe feito com trigo para kibe, carne, hortelã e demais especiarias. O original é feito com carne de carneiro moída, mas aqui no brasa, é feito com carne de gado mesmo.


Tem ainda o kibe cru, que leva os mesmos ingredientes mas não é cozido. Tem ainda o kibe assado, mas não é tão comum nos botecos por aí.

Aqui na terrinha vale conferir o Baba Salim, O Zezito's (lá tem dia certo pro kibe que é cru), Stuart, Becks, Ligerinho entre outros.

Se nunca comeu(difícil!), coma uns três ou nove se já, coma mais!

Saludos,
Guti Oliveira

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bar Osaka 70



Prezados, após mais uma incursão na noite curitibana, taí mais um boteco na fita. Osaka 70! Se engana quem acha que é em homengem ao zacarias dos trapa!
O boteco, ganhou o seu nome em homenagem que o pai do dono, o seu Luiz, fez em homengem a sua cidade natal no Japão.

Boteco de bairro, bem tradicional, frequentado pelo pessoal da regiã do Ahú e cercanias. Desnecessário dizer que lá são servidos os acepipes tradicionais como bolinho de carne e carne de onça, mas cada um tem o seu dia.



o bar Osaka 70 do seu Luiz, fica lá na esquina da rua Guaratuba, próximo do museu do olho e bem perto da casa do Gutão.

Se você mora no por ali, não deixe de ir que é uma boa !

Saludos!

Guti Oliveira

terça-feira, 6 de julho de 2010

Bolinho de Bacalá



Prezados, após um longo tempo sem "dar as caras", estamos de volta a atividade!

Tai mais um acepipe,tradicional em vários botecos da ciudad, o bolinho de bacalhau!
Desnecessário dizer a sua origem, vem lá da terra dos patrícios portugueses. Apesar de ter a sua origem lá, é popular também na Espanha e Itália.

Mas é em Portugal e no Brasil que é amplamente consumido e adorado. Presença certa em muitos botecos, é geralmente feito com batatas cozidas e bacalhau cozido e desfiado, com temperos diversos, que vão desde alho torrado até coentro.

Enfim todo boteco tem a sua receita secreta. Aqui na terrinha, tem no Bar do Pudim(prove também o de siri), no Zezitos, bar do ligeirinho entre outros. O da feira gastronômica do batel e do Largo da Ordem (aos domingos)também são bons.

No mais é como eu sempre digo, se nunca comeu coma e se já vai lá e coma de novo!

Saludos,
Guti Oliveira