terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tapenade?



Aí cambada, sei q esse acepipe vc não vai encontrar nos botecos por aí, bem talvez nos botecos da França! Enfim essa é a tapenade, prato de origem francesa, da região da Provence (sul da França).

Coisa muito boa, que de chique só tem o nome e a origem, já que seu preparo é bem simples, até o meu irmão fez...
Segue lá:

2 colheres de sopa de azeitona sem caroço e picadas
2 colheres de alcaparras miúdas
ervas a gosto, eu ponho orégano e manjericão seco
alho, bem pouco só pra dar um gosto
azeite à rodo

Bata tudo no liquidificador, colocando o azeite aos poucos até virar uma pasta grossa não muito uniforme, veja o sal e coloque uma pitada de pimenta se for afim, os puristas picam a azeitona e a alcaparra na faca, se for afim faça isso q fica mais rústico.

No mais era isso !
Saludos,
Guti Oliveira

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Quer risoles? Faça em casa!



É deficil, mas vai dizer que vc nunca ficou com vontade de curtir uma gelada em casa, mesmo com o boteco lhe chamando "vem pro bar, vem pro bar (matanza)...Enfim, vou dar a letra pra fazer risoles. Fique vc já sabendo q é fácil, mas dá um pouco de trabalho, mas junte mais uns comparsas pra ajudar e meta a mão!

Vc vai precisar de:

1/2 litro de água ou leite
600g de farinha
temperos diversos (colorau, orégano, pimenta, salsinha e sal a gosto)
1/2 colher de manteiga ou margarina

Ferva a água ou leite (se for afim ao invés de usar os temperos é só lançar um tablete de caldo de frango ou carne no líquido fervendo), assim q ferver ponha os temperos e a manteiga. Misture bem e junte toda a farinha de trigo de uma vez só, sem medo. Abaixe o fogo e cozinhe mexendo sem parar por 7 minutos até q solte do fundo da panela. Tire da panela e deixe esfriar um pouco e sove a massa pra ficar bem lisinha.

Se ligue q a massa é a mesma pra cozinha e croquete, pro risole é só abrir com um rolo e cortar com uma xícara ou cortador de massa, ponha o recheio de sua preferência e vai ficar assim ó:


Depois emapane com farinha de rosca e leite, primeiro no leite e depois na farinha e frite.

Meta ficha, se não conseguir bem, me avise ou procure um padre!

Saludos
Guti Oliveira