sexta-feira, 30 de abril de 2010

Espetinho de Gato!



Espetinho, tai um acepipe pra lá de tradicional também. Quem já não comeu um ou vários, acompanhado de uma boa gelada ?

Antigamente era muito mais comum encontrar espetinhos nos butecos, agora anda meio difícil. Acho que é por causa de algumas casas especializadas em espetinhos que andam surgindo por ai.

Uns tempos atrás, no Torto, o Magrão assava uns na churrasqueira na calçada, mas a prefeitura começou a encher o saco. Aliás vários botecos faziam isso e muitos pararam o que é uma pena.

Dos botecos que eu me lembro, O Luzitano ainda faz, O bar do Roque, enfim não são muitos, o que é uma pena.

Um belo acepipe, que está fadado a sair do "cardápio" dos botequins por ai, então se você encontrar um pé sujo que faça, pare e coma um ou três.

Saludos,
Guti Oliveira

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pimentaço!



Pimenta...Como não ter essa especiaria à mão quando vamos comer um acepipe? Existem vários tipos de molhos à base de pimenta no mercado. Têm as marcas nacionais, Etti, Cica, Jurema, etc. Mas estes dificilmente proporcionam o "ardor" necessário pra traçar um bolinho de carne ou uma empadinha.



Pra quem não é muito fâ de molho, como o meu amigo Neteira, eu recomendo além da óbvia pimenta do reino moída na hora, o Ichimi Togarashi. Na realidade é um mix de 7 pimentas que pode ter na sua composição desde sementes de papoula como raspas de laranja. É bom pra quem fica meio "aziático" como molhos a base de vinagre.



Agora se você é fã de um molhinho, não dá pra deixar de falar da Tabasco. Esse molho é um clássico, seja com os da estufa até com ostra fica o bicho! Tem a sua origem lá na Avery Island, Louisiana perto de Nova Orleans nos EUA. Famosa no mundo inteiro por seu sabor e picância, tem além do sabor tradicional, outros sabores como a habanero, mild, etc. Eu particularmente prefiro a tradicional.



Já pra quem curte um aproach mais oriental, tem que provar essa aí. A Siracha hot sauce, tem origem chinesa, mas é produzida nos EUA. Muito boa, tem a cosistência de um creme, quase como um catchup. Dá pra lançar direto no seu acepipe como também, pra fazer molhos. Muito boa, de vez em quando some do mercado em razão de problemas de importação, mas é o bicho.

Enfim, poderia escreve páginas e mais páginas sobre os molhos, mas na verdade cada um tem o seu favorito, seja ele caseiro ou de produção de algum boteco de confiança. Seja como for, não deixe de lançar uma pimentinha pra dar aquele ardor na boca e aquela suada no bigode !

Saludos!
Guti Oliveira

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Coxinha?



Não, não é um torcedor do coxa baxinho, é um acepipe pra lá de tradicional, presente em muitas estufas por ai! Coxinha...serve tanto de lanche rápido, como um tira gosto, dependendo é claro do tamanho.



Como não poderia deixar de ser, tem a sua origem do lado de lá do oceano, mais precisamente em Portugal onde é amplamente apreciada. Aqui na terrinha existem casos de amor incondicional a esse acepipe, como é o caso de um amigo meu Zóio Franco.

A massa pode ser feita de trigo, batata e até de mandioca. Em alguns casos o recheio pode levar milho, ervilha, etc, mas eu prefiro mesmo a tradicional só com frango e sem catupiry.

Infelizmente, ao contrário da empadinha, aqui em Curitiba são poucos os botecos que a produzem, preferindo sempre comprar de salgadeiros ou de confeitarias.

Aqui na terrinha, as mais famosas são a da Casa da Coxinha na Dr Faivre no Centro, a da Pastelaria Brasileira em Frente a Biblioteca Pública, da Confeitaria Lancaster na praça Zacarias e a da Confeitaria das Famílias, entre outras.

Se você nunca comeu (impossível) coma e lamba os beiços!

Saludos,
Guti Oliveira

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Empadaria Pé Sujo!



Atire a primeira pedra quem não é fã de uma empadinha!!! Seja de frango, camarão, palmito, sei lá!

Empadinha é quase um sinônimo de boteco, eu particularmente me amarro nesse acepipe, seja qual for o sabor.

Aqui na terrinha tem alguns lugares, a empada original na rua dos chorões, o caruso e no torto, no pudim, zezito's, etc e tal.

Enfim, se tiver oportunidade, não deixe de comer!!!

Saludos!
Luiz Gustavo

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bares velhos!

O pé sujo vem mais uma vez prestar um serviço de informações barísticas para todos! Entre muitas elocubrações, acabei por me perguntar: Qual é o boteco mais antigo do Brasil? Depois de uma extensa pesquisa, encontrei alguns e para a minha grata surpresa, um deles é aqui da terrinha!




Como não poderia deixar de ser, o mais antigo do Brasil, pelo menos foi o que eu achei nas pesquisas, o mais antigo do Brasil é o Bar Luiz, no Rio de Janeiro, fundado em 1887.

Boteco de origem alemã, já teve outro nome (Bar Adolf), mas que em razão da guerra teve de ser mudado. Dizem ser o melhor chopp do Rio e quiçá do Brasil. Fica na rua da Carioca, 39 no Centro.





O Joan Sehn, é o mais antigo de SP, fundado em 1937, é de origem austríaca com os acepipes do gênero, chachicha, kassler, etc. Fica lá em Moema na Rua Lavandisca, 765. Parece que lá eles tem a mair serpentina da américa latina !



E como não podia deixar de ser, temos o da terrinha! É o Bar Stuart, fundado em 1904, fica na Praça Osório, bem no Centrão.

Lá tem o tradicional testículos de boi e vários outros acepipes típicos de boteco.


Dizem que tem um em Belo Horizonte, um tal de Bar e Armazém Leblon Ltda, com 84 anos, mas não achei nem foto nem maiores informações a respeito!

Então, se agora for por falta de sugestã pra sair de casa, você não tem mais desculpa!

Saludos!
Guti Oliveira