sábado, 27 de fevereiro de 2010

Contra Azia e má digestã!


É meus amigos, a vida de um pesquisador de botecos não é exatamente fácil.
Verdade que tem lá suas compensações. Conhecer pessoas bacanas, acepipes desde dos mais tradicionais aos mais exóticos, bitters, ampolas, enfim tudo o mais do universo dos pé-sujos.
Agora, provar tudo isso requer uma boa dose de comprometimento, principalmente do seu fígado e de seu estômbago.
Pra quem tá lendo esse post, fica mais do que claro que este quem vos escreve, andou exagerando! Bom, espero que esta minha "indisposição" logo se vá, para que eu posso voltar com ainda mais afinco ao campo de pesquisa!
Saludos!
Guti Oliveira

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Eu quero é ovo de codorna!



Como já diria o Rei do Baião: "Eu quero ovo de codorna pra comer, o meu problema ele tem que resolver". Muito embora, estivesse falando dos poderes afrodisíacos atribuídos ao ovo de codorna, tenho certeza que ele também devia saber que se tratava de uma iguaria nos botequins pelo Brasil.


Essa iguaria, pode ser servida em espetinhos, soltos no prato com molho inglês e até coloridos, mas não pode deixar de faltar nos botecos por ai.




Eu recomendo que você, nobre leitor, faça como o Luiz Gonzaga, fale pra patroa dos poderes afrodisíacos do ovo e corra pro boteco, porque se você tá madurão, mas passou da flor da idade vá se cuidar pra não acontecer !


Saludos,
Guti Oliveira

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Kiko's Bar

Taí um bar bem localizado, perto (atrás) do supermercado Festval da Brigadeiro Franco, do lado da locadora Video Um, e bem pertinho da praça 29 de Março nas Mercês. Só não confunda com o outro bar de mesmo nome na Kennedy, que não tem nada a ver.
Bem localizado porque você pode ir devolver ou pegar uma fita e tomar uma na sequência ou ir comprar aquele pãozinho pro café da tarde e já tomar aquele aperitivo na volta.

Todo dia rola um rango de responsa, porções, carne assada, enfim sempre tem alguma coisa boa pra mastigar.


Chegando lá é so falar com o Sérgio (à esquerda na foto) que ele te dá a letra do que tá rolando na cozinha no dia, mas não esqueça de pedir uma ampola que, independente da marca sempre tá gelada.

Podem ir lá que o buteco além de confortável, tem lugar pra estacionar na boa e a galera é gente fina. Se você mora por ali, ou tá passando na regiã, não se encolha, vai lá !

Saludos,
Guti Oliveira

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Hoje é dia de futebol !


Quarta-feira, um dia de semana já consagrado pelas partidas de futebol transmitidas pela tevê. Quem já não foi à um buteco, pra tomar uma e conferir a rodada?
Bom, aqui em Curitiba, vários são os botecos que transmitem jogos, como por exemplo: O Luzitano, o Bar do Carioca, O Bar da Banca, entre outros. Por isso não deixem de ir ao seu buteco preferido, porque hoje é dia, mas amanhã também!
Saludos!
Guti Oliveira




domingo, 21 de fevereiro de 2010

Rollmops über alles!


Rollmops, rollmops...Quem já não viu um pote cheio desse acepipe nos balcões de vários botecos por aí?!
Odiado por muitos, mas ao mesmo tempo amado por muitos outros, esse acepipe de origem alemã que consiste basicamente de um filé de sardinha enrolado com uma azeitona, pepino azedo ou algum outro tipo de pickles, curtido em uma mistura de vinagre, água e sal, é figura certa em muitos botequins do Brasil.
É bom? É ruim ? Façam vocês a degustação dessa "nobre" iguaria da baixa gastronomia!
Pra quem quiser saber mais, dá uma olhada aqui ó:
Saludos,
Guti Oliveira





sábado, 20 de fevereiro de 2010

Revistaria Visconde I



Até que enfim, um bar familiar pra lista! Eis aqui a Revistaria Visconde, um bar que realmente cumpre o seu nome. Esse fica na Visconde de Nacar, quase esquina com a Martin Afonso. Ou pra quem não sabe nome de rua, fica na mesma rua do Lido Club Show, só que umas quadras pra cima, voltando pro bairro.


Ali tem os acepipes típicos, mortadela no palito, os da estufa e um não muito usual, lingüiça blumenau que você compra a peça inteira e com uma porção de pão. É boteco pra você ir à tarde ou de manhã, tomar uma, comprar
uma revista ou jornal e ficar ali curtindo. Todo o final de semana, rola também carne assada, só que tem que chegar cedo. Pra quem tem filho, dá pra ir, só não vá esperando parquinho de diversões
Tem também mesas de snooki, pra apostar umas ampolas e um Cynar.

Enfim, pra quem tá perto do centro e gosta de tomar aquele aperitivo antes do almoço ou fugir da sogra de tarde, esse é o lugar
Saludos,
Guti Oliveira

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vai mortadela aí?




Ah Mortadela! Um clássico acepipe de nos botecos de muitas cidades. Tem gente que gosta frita na chapa, outros gostam em cubos crus sem esquecer do tradicional sanduíche de sei lá quantas fatias, já consagrado pelo Bar do Mané no Mercadão de São Paulo.

Muito já se especulou a seu respeito, principalmente acerca do que seria feita, se de carne de cavalo, gato, cachorro, etc. Na realidade, pode ser feita de várias "carnes", sendo a mais tradicional feita com carne suína.
É um clássico petisco, de sabor forte de rosbusto, que faz aquele forro tão necessário nas inúmeras horas que se passa em volta das mesas dos botequins do Brasil!
Quem quiser saber mais dessa iguaria, dá uma olhada nesses sites:
Saludos,
Guti Oliveira

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bar Luzitano



Opa, mais um pra lista! Esse é o Bar Luzitano, fica ali na João Gualberto, perto do Hospital São Lucas, ou pra quem não sabe o que é Hospital igual ao Tim Maia, o boteco, fica perto do Terminal de ônibus do Cabral, em Curitiba.
Pra quem é fã de futebol, lá sempre rola os jogos de todos os campeonatos que passam na tevê. Se tiver em dúvida no que assistir, troque uma idéia com o Fábio, que tá por dentro de todos os campeonatos, de hoje e de ontem.
O rango lá é de responsa, tem os tradicionais da estufa e as especialidades da casa, com destaque para a tradicional dobradinha e a carne de onça, sempre a preços pra lá de honestos.
Se estiver saindo do hospital ou passando pela região, não deixe de passar lá pra tomar umas 3 ou 9 ampolas, acompanhadas de uma pinguinha de guaco.
Saludos,
Guti Oliveira

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O que é um pé sujo?

O que caracteriza um bar como "Pé Sujo". Obviamente, não é a sujeira no chão e sim a simplicidade das instalações e dos acepipes servidos. Um bom pé sujo, tem que ter mesa de plástico, copo americano, garrafas dos mais variados "bitters", conservas em geral e algumas outras peculiaridades que variam desde a garrafa de cachaça com caranguejo até vitrola tocando os sucesso populares.

Pé sujo, também é aquele bar da esquina ou perto da sua casa, que você pega a cerveja direto do freezer, toma de pé no balcão com uma porção de azeitona e chama o dono pelo nome, que invariavelmente vai estar passando um paninho no balcão.

Enfim, é um lugar(bar) que você fica a vontade, onde não tem firulas nem modismos e vai estar lá sempre que você precisar.

Saludos

Guti Oliveira

Bar da Lili







Pra quem não conhece, esse é o bar da Lili, que fica ali na Manoel Ribas nas Mercês, em frente as "Torres Gêmeas" de Curitiba.


Dona Lilian, ou Tia como é chamada pelos frequentadores mais assíduos, sempre está disposta a atender a todos com uma cerveja gelada e um sorriso no rosto.
Se estiver passando pela região, não deixe de tomar uma gelada pra tirar o pó da garganta!
Saludos !
Guti Oliveira


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

É o começo de uma nova era!

Prezados !!!

É com imensa satisfação que inicio este blog, voltado única e exclusivamente aos botecos mais ruteza do País !

Começarei a busca pelos bares de minha cidade natal, Curitiba, mas em breve bares de outras cidades virão!

Saludos !
Guti Oliveira